Nota de Esclarecimento

CABSIn se posiciona frente a matéria publicada no dia 28 de maio de 2020, sob o título ‘Conselho de saúde recomenda florais, homeopatia e reiki no tratamento da Covid-19’

 

Nota de Esclarecimento do CABSIn 

Matéria da Folha de São Paulo

Recomendação 41 CNS


Mapa de Evidências sobre as contribuições das Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas  (MTCI) em tempos de COVID-19.

LEIA O INFORME COMPLETO CLICANDO AQUI

VERSÃO EM INGLÊS

VERSÃO EM PORTUGUÊS

INFORMAÇÕES SOBRE O MAPA

O Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa – CABSIn, a Rede MTCI Américas e BIREME/OPAS/OMS, uniram esforços para convocar pesquisadores voluntários da América Latina para sistematizar as evidências científicas disponíveis sobre possíveis contribuições das Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI) ante a pandemia de COVID-19. As informações coletadas neste mapa de evidências podem servir para apoiar profissionais da saúde, tomadores de decisão e pesquisadores na construção de ações baseadas em evidências.

Foi desenvolvida uma estratégia de busca, na qual foram utilizados os termos MeSH e DeCS correspondentes a doenças virais respiratórias associadas a epidemias, sintomas de infecção por COVID-19, temas relevantes de saúde mental, intervenções farmacológicas relacionadas às MTCI (plantas medicinais/fitoterapia, herbologia chinesa, ayurveda, homeopatia, antroposofia, medicamentos dinamizados, probióticos, suplementos nutricionais, etc.) e intervenções MTCI não farmacológicas (ioga, taichi, atenção plena, meditação, qigong, tapping, práticas corporais, etc.). Os termos utilizados na estratégia de busca foram revisados ​​por especialistas e pesquisadores da área de MTCI e por bibliotecários.

Foi realizada uma pesquisa nos bancos de dados PUBMED e Biblioteca Virtual em Saúde BIREME. Os critérios de inclusão e exclusão dos estudos utilizados foram:

Critérios de inclusão Critérios de exclusão
Estudos clínicos controlados

Revisões sistemáticas com ou sem metanálise em humanos para qualquer faixa etária.

Revisões não sistemáticas relevantes. 

Intervenções das MTCI.

Estudos em português, espanhol e inglês

Relatos de caso

Casos e controles

Estudos pré-clínicos: in vitro e in vivo.

A seleção dos artigos foi realizada no software Rayyan em duplas e discordâncias foram decididas por consenso. Foram encontrados 634 estudos, dos quais apenas 126 foram incluídos por atenderem aos critérios de inclusão. Após a seleção, foi realizada uma caracterização de cada um dos artigos selecionados em uma planilha Excel. A busca e análise de documentos foi realizada em abril de 2020.

Os estudos encontrados têm como origem 12 países, incluindo por ordem de produção: EUA, Holanda, Reino Unido, China, Alemanha e Brasil.

A matriz na qual os estudos são apresentados inclui 62 intervenções MTCI e 348 resultados clínicos agrupados em 3 grupos de desfechos em saúde:

  1. Melhora da imunidade / efeito antiviral em vírus respiratórios
  2. Tratamento complementar dos sintomas de infecções respiratórias
  3. Contribuições para a saúde mental

IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA E PESQUISA

  • Efeitos positivos apresentados em saúde mental destacando resultados relacionados a transtornos de ansiedade, stress, e transtorno de stress pós-traumático.
  • Probióticos, plantas medicinais, formulações e suplementos podem contribuir para o direcionamento de estudos e intervenções que envolvam recursos das MTCI para o contexto atual da COVID-19. 
  • Avaliações rigorosas de impacto fornecem evidências confiáveis sobre os efeitos, mas um foco nos efeitos não é suficiente. Estudos futuros devem adotar avaliações de impacto econômico (custo-benefício) e de organização dos serviços de saúde.
  • Lacunas de evidências permanecem sobre as metodologias utilizadas pelas revisões e estudos clínicos incluídos. Embora todos as pesquisas tenham sido avaliadas por pares e estejam associadas à grandes bases de dados de pesquisa, etapas posteriores de estudo destas evidências devem incluir uma avaliação de qualidade individual de cada estudo clínico e revisão do mapa.
  • O preenchimento de lacunas de evidência deve ser direcionado às necessidades dos usuários e à uma melhor consideração do contexto para os sistemas de saúde que estão sendo pesquisados.

Registro de Casos da COVID-19

O Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa, em colaboração com a National University of Natural Medicine- NUMN, e a Universidade Tecnológica de Sydney – UTS, preparou uma versão em português para o relato de casos de COVID-19, dentro da abordagem Integrativa em Saúde. O formulário visa registrar dados anônimos de pessoas atendidas pelas práticas integrativas e complementares em saúde, na busca da construção de um banco de dados internacional para acompanhar condutas e gerar evidências no enfrentamento da pandemia. O instrumento está disponível também em espanhol e inglês. Por favor compartilhem entre os profissionais.

ACESSE AQUI O SURVEY:

17 Comentários
  1. Avatar
    Diliane Aguiar

    Grata

  2. Avatar
    Debora Dias

    Grata

  3. Avatar
    Vania

    Gratidão por compartilhar

  4. Avatar
    Kátia Brito

    Excelente trabalho. Gratidão por compartilhar conosco.

  5. Avatar
    Iolanda Capella

    Trabalhos incríveis.

  6. Avatar
    Andréa Calhau Carvalho

    Simplesmente matavilhoso !Parabéns pelo empenho na pesquisa e elaboração deste documento. Eccelente pela iniciativa! Grata por compartilhar!

  7. Avatar
    Edna

    Gratidão por compartilhar todo esse material. Precisamos mesmo de mais estudos e informações que saiam um pouco dos debates da alopatia que tem sido mais divulgado.

  8. Avatar
    Eliana Ribeiro de Oliveira

    Maravilhoso o material!! Estou feliz com a literatura. Obrigado!!!

  9. Avatar
    Evanete Maria Nascimento Rosa

    Gratificante a todos pela matéria e material fornecido pra todos nós. Como Auriculuterapeuta / Aromaterapeuta ,feliz e grata pela inclusão dos por menores. Tudo é incluso e nada se descarta como avanços.

  10. Avatar
    Dina Laura

    Importante pesquisa que fortalece a Aromaterapia, demostrando com seriedade a utilização dos OE’s em especial aos aplicados para a COVID-19. Grata por compartilhar esse riquíssimo conhecimento conosco !

  11. Avatar
    Maria de fatima lima da Silva

    Gratidão pela dispomibilidade de conteúdo tão importante

  12. Avatar
    Rosilda Pereira dos Santos

    Maravilhosos!!! Obrigada!!!

  13. Avatar
    Ivanil Ap V B de Lima

    Parabéns pela iniciativa!!!!

  14. Avatar
    Gisely Nascimento da Costa Maia

    Gratidão pelo compartilhamento!

  15. Avatar
    Elaine Marchioro

    Gratidão pelos trabalhos nos ajudam muito. Tenho desenvolvido como Terapeuta Integrativa a prevenção de meus pacientes com a trofoterapia, Auriculoterapia e Florais de Bach!

  16. Avatar
    Elaine Marchioro

    Gratidão pelos trabalhos nos ajudam muito. Para a prevenção em meus pacientes tenho utilizado a trofoterapia, Auriculoterapia e Florais de Bach!

  17. Avatar
    JACSON ASSINO

    COMO É GRATIFICANTE ENCONTRAR MATERIAL BOM E CONFIÁVEL! MUITO OBRIGADO.

Deixe um comentário